As indicações de comida

Vou anotar aqui algumas indicações gastronomicas do site oficial de turismo da Croácia. A idéia é tentar comer algumas dessas coisas e tentar ver se o que eles divulgam é isso mesmo. Vejamos.

OS DOCES TRADICIONAIS
A tradição das cafeteiras e das confeitarias de Zagreb é longa e rica. Por isso vale a pena provar o estrudel de maçã, de queijo, de cereja, mas também um doce de crema “kremšnita” e vários bolos.
Paprenjak foi mencionado por August Šenoa nas suas novelas sobre Zagreb. O escritor foi o descendente do primeiro confeiteiro de Zagreb. Paprenjak se converteu numa arte culinária de Zagreb a favorita. Também existe “licitar”, na maioria das vezes em forma de coração. Hoje em dia alguns gostam deste doce muito saboroso, sobretudo acompanhado com “medica” e “gvirc” que são bebidas alcoólicas feitas do mel fervido. Uma bonita lembrança de Zagreb, também pode ser Bermet e Muštarda (mostarda) de Samobor, o Bolo de Zagreb ou doces recheados de nozes, de papoulas, de queijo de vaca o de marmelada.

OS PRATOS DE CARNE
Zagreb tem seu bife: vitela ricamente recheada com queijo e presunto empanado como o bife de Viena. Não perda a oportunidade de provar, por exemplo, uns pratos tradicionais de Zagreb – cozido húngaro de vinho (vinski gulaš) ou dobradinha (špek fileki), cozido da época feito de alho-poró ou de repolho, chucrute com feijão, hambúrger, salchichas, sarma, pimentos recheados. Também existem: sopa de vaca ou de galinha com fideus, krpice com repolho ao forno, morcela (krvavica), lingüiça frita com batatas cozidas com cebola (restani krumpir) e chucrute (svinjski buncek), pernil de porco cozido e defumado com chucrute, galinha ou carne de vaca cozida com o molho de rábano picante, ou presunto cozido com rábano picante fresco e ralado.

O Peru com mlinci
O peru com mlinci une maravilhosamente o Novo Mundo, de onde chegou a ave de plumas grises, e o Velho Mundo de onde desde os tempos antigos se preparam diversas pogače (um tipo de pão sem fermento). Em Zagreb, estima-se muito a carne assada das aves de curral (peru, pato, ganso).

AS COSTELETAS GUISADAS
As costeletas guisadas são uma especialidade autentica de Zagreb e do noroeste da Croácia. Numa panela de metal se assam primeiro as costeletas e as salsichas, depois se guisam no próprio suco, com vinho e tempero. Muitas vezes se põe a carne seca, mas cada vez mais os cozinheiros põem também a verdura como cebola, batata, tomate e pimentão para enriquecer o sabor. É importante preparar as costeletas ao ar livre. Atualmente esta comida se prepara nos restaurantes das antigas feiras ou nas ruas.

LOMBINHO
Antes não passava nenhuma festa importante sem lombinho assado de carne de vaca. Desde que este prato foi elogiado a nível mundial, o lombinho de Stubica está cada vez mais popular. A carne de vaca normalmente é recheada de vegetais de raiz e de toucinho, mas este bife de porco, o lombinho, recheia-se de ameixa-preta e fica banhado em šljivovica (aguardente de ameixa). As origens desta especialidade moderna provêm das mesas dos nobres dos castelos de Zagorje.

ŠTRUKLI
Os “štrukli” são provavelmente a especialidade croata mais conhecida nos últimos vinte anos, graças a sua presença nas cozinhas croatas nos hotéis que formam parte das cadeias internacionais. Chamam-se “štrukli de Zagorje” e são o prato preferido em toda a Croácia do noroeste. A massa é muito fina (seguramente tem as suas origens da época das invasões turcas) e está recheada de diversos ingredientes (abóboras, papoula, maçã entre outros), mas os preferidos estão recheados de queijo fresco de vaca. Podem ser cozinhados ou assados, servidos à sobremesa, doce ou salgada. Mas a maioria da gente come “štrukli” na forma de um pequeno prato, de uma entrada quente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s