O Rio Spree (que se pronuncia “sprê”, não ouse pronunciar “spri”) é o rio de Berlim. Mas, na verdade é um riozinho que tem um terço do Potengi, quando muito. É quase um canal. Mas os caras aproveitam para ganhar dinheiro dos turistas! Existe um monte de companhias fazendo passeio de barco, em barcos abertos, com guias contando a historia de cada predio.
Aproveitamos um dia de sol forte e lá fomos nós olhar a cidade de outro ângulo. O passeio é legalzinho, mas o percurso é pequeno, durando menos de 1 hora. Acho que ele não é navegável por trecho maior que aquele.
Mas no caminho vimos coisas interessantes, por exemplo, a praia dos berlinenses, coitados. Eles vão a clubes que ficam na beira do rio, os clubes põem cadeiras ao sol e eles acham que estão na praia. Olha só uma delas
E como ainda tinha sol, as pessoas ficam lá, nos gramados da beira do rio, tomando sol ou namorando.
Passamos por lugares antigos, mas pudemos ver uma Berlim nova, com predios de uma arquitetura muito moderna. Esses predios ai são as residencias dos Deputados.
E a presença do Muro, sempre ele. Essas cruzes estão ai para lembrar os que morreram ao tentar atravessar o Muro que margeava o rio.