Perito Moreno

De todos os glaciales de Calafate, o mais famoso é o Perito Moreno. Segundo nossa guia, por alguns motivos: a) ele vem se mantendo estavel ao longo dos anos, ou seja, sofre degelo, mas recupera tudo; b) ele esta localizado muito próximo de uma península, de modo que pode ser visualisado de forma privilegiada; c) ele sofre as chamadas “rupturas” periodicamente, um espetáculo que eu adoraria apreciar.

Dai fomos lá ontem. Tomamos um onibus e seguimos para as passarelas que ficam defronte a ele. É de se ficar paralisado de tanta beleza. Aquela imensidão de gelo descendo de 3 ou 4 montanhas, como se fosse uma imensa ladeira branca e caindo na água como uma falésia azulada.

Perito Moreno

Eu imaginava que era como um imenso iceberg, que flutuava. Mas, não. Essa parede vai até o fundo do lago e meio que se assenta lá, de modo que é estável.

Ai, no Perito Moreno, como ele é muito próximo da terra, tem momentos em que uma parte dele se alonga tanto que a toca península, bloqueando a passagem de agua de um lado para o outro. Dai provoca inundações e, depois de algum tempo, a pressão da agua começa a provocar fendas, até que esse “dique” se rompe. Ai, fiquei louca pra ver isso!! Deve ser uma coisa muito linda!!. Ocorre que ninguem consegue prever quando isso vai acontecer. A ultima vez foi em julho de 2008. Que pena…

Olhai eu e Perito

Eu e o Moreno

2 comentários em “Perito Moreno”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s