Lisboa em 2000

18.09.00 – Uma manhã inteira andando para resolver a ida para Évora. Passagens compradas no terminal de auto-carros, no Arco Cego, perto do Metro Saldanha. Preço: 1.4000 escudos.

Tomamos o metrô até o Chiado, um café n’A Brasileira. Descemos a pé até a Praça da Figueira e comemos por ali mesmo. Nada digno de nota. Jantamos na casa de Tina, com Steve e Cristina, seu filho e nora. Ótima noite! Na volta prá o Hotel. Uma passada por Mirasintra, onde fica a casa de Cristina.

19.09.00 – Chico Zé aparece logo cedo às 8:30. Todo elegante de “fato e gravata”. Conversamos, almoçamos no Primo Basilio que fica vizinho ao Residencia Alicante, o hostal onde estamos hospedadas. Chico tras seu album de fitas e essa é uma história à parte. Já na casa de Tina havíamos sido apresentadas a esta reliquia tradicional portuguesa. São fitas coloridas, largas, de cetim, cujas cores indicam categorias. Essas fitas são organizadas em um álbum depois que o aluno se forma, mas durante o curso ele as usa presas ao manto negro usado nas solenidades. De acordo com as cores tem as da Universidade, as do curso e outras escolhidas para caracterizar parentes, amigos, namoradas, etc. O formando pede às pessoas que escreva alguma coisa em uma fita e ao final elas são guardadas com todo amor e carinho nos ditos albuns de capa de couro. É interessante… Ah! há uma solenidade que reune todas as Universidades, onde a autoridade religiosa benze as fitas. No momento em que a Universidade é nomeada, os alunos agitam suas fitas, fazem bagunça, enquanto os outros vaiam. Hum… cada qual com seu cada qual. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s