O Memorial da Resistência em São Paulo

No post anterior falei do maravilhoso Museu da Lingua Portuguesa, mas não contei sobre um outro espaço que visitamos. E não contei porque precisei me recuperar do impacto que foi visitar o Memorial da Resistência. É forte demais.

“O Memorial da Resistência de São Paulo é uma instituição dedicada à preservação das memórias da resistência e da repressão políticas por meio da musealização de parte do edifício que sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo – Deops/SP, entre os anos de 1940 a 1983.” http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca/default.aspx?mn=190&c=335&s=0

Com essa descrição já dá pra imaginar o tipo de reação que esse lugar causou em mim, como deve causar em todos da minha geração que viveram esse período. Logo na entrada existem inúmeros paineis com recortes de jornais com noticias dos eventos, sobretudo dos referentes ao período da ditadura militar. E o visitante vai observar como que a imprensa tratou as torturas, as mortes, os colaboradores do regime. Em outro espaço há uma linha do tempo muito interessante, que relaciona o que tava acontecendo internacionalmente, com os fatos no Brasil. E dá para notar toda a articulação direitista na America Latina naquele período.

E voce vai entrando no prédio e vai se aprofundando na História até chegar no espaço mais doloroso: as celas. Ler o que ficou escrito nas paredes é duro. Não consegui resistir ao “eles levaram meu bebê”, escrito por Rose Nogueira. Cai no choro.

O que me consolou foi lembrar que hoje temos na presidencia da República uma mulher que sofreu em um lugar igual aquele. Vencemos. E vencemos pacificamente, democraticamente, conquistando cada pedaço da nossa Liberdade.

A dor foi tão grande que não consegui tirar fotos.

Uma consideração sobre “O Memorial da Resistência em São Paulo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s