30a. Bienal de SP: primeiras impressões

A nova Bienal de Artes de SP inaugurou ontem e fomos lá dar uma olhada. Andamos por umas boas 3 horas e ainda não conseguimos ver toda a exposição, mas do que vi fico me sentindo completamente idiota, burra, ignorante. Porque a pergunta que me martela o juízo o tempo todo é “o que é Arte, afinal?”

O lindo espaço da Bienal

Até onde vimos grande parte da exposição se constitui de projeções de pequenos filmes e documentários, fotografias e instalações. Será arte? Por exemplo, fiquei uns 20 minutos em uma sala escura onde se projetava vários documentários sobre os mais variados temas: taxidermia, uma fábrica de jeans, um relojoeiro desmontando e montando um relógio.

Algumas “obras” fiquei horas olhando, sem entender o significado e me sentindo completamente ignorante. Como Arte pode ser entendida como aquilo que nos desperta sentimentos, vai ver que é justamente o sentimento de auto-depreciação que a obra quer alcançar. Olhem alguns exemplos e se souberem o significado me digam, plís.

Dois pegadores de acrílico?
Duas estantes com quadros embrulhados em papel bolha

Aqui o cara recortou manchetes de jornais sensacionalista e os arrumou por ordem alfabética. Vejam que esse é a letra “R”.

E por ai seguia. Até que chegamos a uma sala grande cheia de buginganga. Minha primeira impressão foi “isso aqui é uma feira de mangaio”.

E começamos a olhar mais detalhadamente. E nos demos conta que eram as obras de Arthur Bispo do Rosário. Ai meu coração ficou alerta. E me emocionei vendo aqueles objetos tão toscos, mas tão refinadamente articulados.

Que coisa linda esses botões!

Os mantos e os bordados são belíssimos!

Olha, acho que somente por essa exposição a Bienal já valeu prá mim. Me tocou profundamente, talvez por minha formação, talvez por me lembrar dos preconceitos contra a loucura, talvez por me lembrar da Dra. Nise da Silveira. Enfim, o Bispo do Rosário merecia uma Bienal inteira. Porque, olha quem é ele:

Se quiser ver outras fotos: https://plus.google.com/photos/110120927426990195369/albums/5785836158023707425

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s