Quando pensava em Palermo, mesmo sabendo que era a capital da Sicilia, imaginava uma cidade antiga, pequena, cheia de morros e pedras. Qual o que! Palermo é uma cidade grande, agitada, com avenidas largas e belos parques. Claro que tem o seu centro histórico, mas tem também, Louis Vitton, Prada, Hermès.
O nosso hotel (Hotel Europa, menos de 60 euros por apto. duplo) fica em uma rua transversal a Via della Libertà, uma avenida linda onde está justo esse comercio mais chic e a 15 minutos à pé do centro histórico. Achei a localização do Hotel excelente porque fica fora do agito da parte velha, mas não tão distante que não dê pra uma caminhada até lá.
O centro histórico praticamente começa na praça onde está o Politeama Garibaldi, um imenso teatro construído na segunda metade dos anos 1800. Um pouco mais adiante está um outro teatro enorme e belo, o Teatro Massimo, teatro lírico construído pela mesma época e onde foi filmado uma das cenas do Poderoso Chefão III. Aliás, a cara de Marlon Brando está em muitos souvenirs por aqui, não deixando a gente esquecer que foi por aqui que eles filmaram.
A Catedral de Palermo também é um prédio imenso, mas, se você só tiver que ver uma coisa por aqui, pelo amor de Deus não deixe de ver a Capela Palatina. Ela está no andar térreo do Palacio dos Normandos ou Palacio Real. Construída em 1132, quando a Sicilia estava ocupada pela Normandia, ela é um belíssima mistura da arte normanda, bizantina e árabe. Os afrescos são decorados com ouro, o teto é um belíssimo trabalho em madeira entalhada, o piso e algumas paredes são decoradas com uns “rendilhados” e desenhos bem mouro. Sai tonta de tanta beleza.
Um outro lugar interessante é a Piazza Pretória, onde fica uma imensa fonte que havia sido construída para uma residência. Durante anos ela foi considerada a Praça da Vergonha em função das estátuas que a compõe. Acho que a vergonha é por isso ai, ó
Enfim, Palermo é uma cidade muito agradável, mas prefira visita-la em meses menos calorentos. Quando chega por volta das 2 da tarde o calor é tão intenso, que a vontade é entrar em um ambiente com ar condicionado e só sair depois das cinco. E estamos já em fins de setembro.
Não consigo imaginar a emoção de entrar em uma construção de 1132!!!! Que maravilha!!!!!
CurtirCurtir