Enfim, depois de um dia no ar e uma noite na Ciudad de Mexico, estamos em Mérida, no estado de Yucatan, terra da Guayabera e do Mayas. Estávamos com receio do calorão que rola por aqui, afinal sair de Natal com 33 graus Celsius e encontrar 40 aqui não era uma boa perspectiva para quem pretendia passar 7 dias por aqui. Estávamos decididas a sair correndo, se o inferno se mostrasse insuportável.
Mas chegamos e encontramos uma cidadezinha adorável. Tipo cidade do interior. Tipo as nossas cidades pequenas. Mesmo tipo de arquitetura, mesmo trânsito tranquilo, e um povo super, super, super simpático. Com uma diferença (talvez outras mais que ainda não percebi): a cidade é superlimpa! Não vejo lixo nas calçadas nem amontoado de coisas pelos cantos. Em algumas esquinas existem barraquinhas vendendo comida, mas no chão está tudo limpinho. Uma beleza!
Ontem fizemos um tour pela cidade, como gostamos de fazer, para ter uma idéia do todo. Observamos que, como todas as cidades, ha uma região mais rica, com alamedas largas e arborizadas, uma delas, inclusive inspirada nos Champs Elisee, e uma outra região bem popular, mais animada. A cidade tem muitas praças. E o povo vai. Passeia, descansa, namora. E Mérida é uma cidade “gay frendly”. Vimos vários casais nas praças e ninguem dava muita bola pra o namoro deles. Achei muito legal. Acho que, apesar de ter tambem muitas igrejas católicas, não vi nenhuma dessas evangélicas midiáticas, logo não deve ter Felicianos ou Malafaias.

A cultura Maya está presente em todos os cantos. Na verdade ela é uma cultura viva porque as pessoas falam o idioma maya e ele é ensinado nas escolas, a comida é típicamente maya e diferente do resto do Mexico.
Mas é o calor? Ora, nada que duas nordestinas não possam suportar. Além do mais tem sempre uma brisa gostosa, que ameniza muito a sensação térmica. E depois estamos em um hotel maravilhoso. Um casarão antigo, com um lindo jardim interno e uma piscina, super bem transado, cheio de detalhinhos graciosos e com uma decoração desta maravilhoso colorido mexicano. Mostro umas fotos depois. Ai, some a simpatia contagiante de povo, a tranquilidade da cidade, o hotel maravilhoso, o calor suportável, resultado: vamos ficar por aqui os 7 dias.
Mais fotos, mais fotos!!!! Comida muito picante? Burritos e tacos?
CurtirCurtir
A comida aqui não é picante como na Cidade do Mexico e não vi nada de burritos nem tacos. As tortillas (aquela panqueca dos tacos) são servidas sem recheio, como pão e no restaurante Chaya Maya há sempre duas senhoras assando mais, como temos mulheres fazendo tapioca no café da manhã nos hoteis do Brasil.
CurtirCurtir