Mérida, a terra da guayabera

Conta a história que antigamente os ricos fazendeiros de Mérida iam a Cuba comprar suas guayaberas, sendo, portanto, uma vestimenta da classe alta. Até que os alfaiates meridanos começaram a confeccionar aqui mesmo, popularizando a utilização dessa camisa tão peculiar. Assim, hoje guayabera é a vestimenta que todos usam. Preferentemente branca, usada com calça branca e umas sandálias tambem brancas, com um saltinho 3. Essa é a indumentária de 9 entre 10 meridanos. Impressionante. Para onde voce se vira está um senhor de guayabera. Com isso a venda delas tambem está em toda a parte. É impossível sair de Merida sem levar uma na mala.

Para as mulheres a vestimenta é o hipil, um vestido com uma gola quadrada de uns 20 a 30 cms, toda bordada e uma saia com a barra também bordada. Geralmente branco. Existem de varias qualidades, desde bordados refinadíssimos até golas e barras de crochet. Os bordados são sempre muito coloridos, lindos. Esses vestidos tambem são usados normalmente. É uma roupa típica tradicional, que não é usada somente em festas para turistas, mas no dia a dia das mulheres, como uma roupa mais alinhada.

E existem os chapéus estilo panamá, aqui feito de uma fibra chamada henequén, que é um tipo de sisal. Reza a lenda que esses “sombreros” são confeccionados em cavernas para que mantenha a humidade que permite que a fibra seja tecida. E que, dado a delicadeza da tecitura, são feitos por crianças (!). Claro que comprei um porque sempre que viajo compro um chapeu 😀

 

 

 

 

 

 

Uma consideração sobre “Mérida, a terra da guayabera”

  1. Que roupas lindas! E esse adorno de cabeça, que bacana, hein? Ja as guayaberas são mais comuns. Sao mais longas que as nossas camisas sociais de manga curta? Pela foto, não se percebe a diferença.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s