Uma visita ao vinhedo Matetic

Na nossa última viagem, quando fomos a Cafayate, em Salta, Argentina, aprendi um termo do linguajar dos enólogos que não conhecia: vinho boutique. São vinhos de pequena produção, quase artesanais e muitos deles com cultivo orgânico dos vinhedos. Portanto, não são vinhos que vamos encontrar facilmente no Brasil. Em Cafayate provamos o Nanni, aqui provamos o Matetic.

Fazia parte do nosso tour que se iniciou com a Isla Negra, e como era o dia de nosso aniversário, a complementação das emoções de Neruda com um vinho de qualidade, foi perfeita.

Matetic (que se pronuncia “Matetich”) é um vinhedo orgânico que trabalha com a filosofia biodinâmica. Não é utilizado nenhum pesticida ou agrotóxico, as uvas são selecionadas manualmente e não são prensadas, mas decantadas. Eles foram os primeiros a trazer para o Chile a uva Syrah.

A entrada da visitação

Nossa visita foi bastante interessante, mas, como sempre, o melhor foi a degustação. Provamos o Syrah, mas para mim o marcante mesmo foi um Sauvignon Blanc, com aroma intenso de maracujá. Uma verdadeira delícia. O guia era um sujeito extremamente simpático e como no grupo os únicos a falar português éramos nós, ele pediu ajuda a um chileno que havia vivido na Bahia e arranhava o nosso idioma. Bom, foi mais fácil tentar entender o ingles do guia do que o português do chileno. Era engraçado, o cara falava um monte de coisa e ele nos traduzia apenas as duas ultimas palavras. Deve ter visto que não é fácil fazer tradução simultânea.

Nosso guia e o chileno-baiano de camisa azul.

Ainda provamos um Pinot Noir servido em pequenos copinhos de chocolate, que, obviamente, voce come ao final. E saímos de lá com algumas “botellas” debaixo do braço.

Uma consideração sobre “Uma visita ao vinhedo Matetic”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s