Valparaíso, como chegar

Apesar da idéia inicial de alugarmos um carro, como fomos à Isla Negra no esquema do tour, resolvemos ir a Valparaíso assim, tipo jovem: tênis nos pés e mochila nas costas (ai, minhas costas!). E é super fácil.

O terminal de ônibus está praticamente dentro de uma estação do Metrô, a estação Universidade de Santiago. Cuidado que nessa linha existem três estações com nome de Universidades. Não prestamos atenção e descemos na Universidade do Chile. Errado!

Praticamente tem apenas uma linha que faz o percurso, a TurBus. A passagem nos custou 8.500 pesos, ida e volta por pessoa, mas nos pareceu que em dias fora dos feriados, ela é 8.000 pesos. Voce pode, inclusive, comprar pela internet: https://www.turbus.cl/wtbus/indexCompra.jsf

O terminal de ônibus é uma loucura, ou estava uma loucura nesses dias de fim de ano. Chegamos lá antes do meio dia e só conseguimos passagem para as 13:30hs. Tivemos que encarar um PF na rodoviária, e aquele almoço maravilhoso que havíamos pensado em ter em Valpo, ficou prá próxima vez.

São pouco mais de 2 horas de viagem em um ônibus confortável, e você chega à rodoviária de Valparaíso, que é muito, mas muito pior que a de Santiago. A cidade tem vários ascensores para os cerros e quando buscamos informação de como chegar ao do Cerro Concepción, nos disseram que eram uns 20 minutos de caminhada. Não nos atemorizamos, intrépidos  fomos. Mas não contávamos com alguns fatores: o sol inclemente das 3 horas da tarde, um vento fortíssimo que levantava poeira e, last but not least, a nossa idade. Foi dureza. Para pessoas assim, como direi, mais vividas, recomendo tomar um taxi. É barato.

O ascensor é uma caixa de madeira que cabe umas 5 pessoas, se tanto. De repente ele dá um tranco e começa a subida íngreme. Que não dura 5 minutos. Pelo menos o do Cerro Concepción. E custa baratinho, coisa de 50 centavos de real. Aproveite e gaste suas moedas.

Na volta, descemos a pé, numa descida absolutamente possível e rápida.

 

Uma consideração sobre “Valparaíso, como chegar”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s