Pé na estrada. Destino: Benelux

Até muito pouco tempo atrás eu nem tinha idéia que existia uma região na Europa chamada Benelux. E descobri quando fui comprar passagem de trem entre Luxemburgo e Bruxelas. Descobri que Benelux é a região que congrega os pequenos países da Bégica, Holanda e Luxemburgo, esse último na verdade um Grão Ducado e não um país. Bom, ainda estou por descobrir qual a especificidade de um Grão Ducado e o que diferencia de um país.

O fato é que estamos aqui. Começamos por Luxemburgo, que foi onde o avião nos deixou ontem no final da tarde, depois dos estresses resultantes dos atrasos costumeiros da TAP. Chegamos por volta das 18 horas e encontramos a cidade já quase deserta. O comércio abre cedo – por volta das 7:30, 8:00 horas, mas fecha também cedo. Mesmo os shoppings ficam abertos somente até as 19hs. Por outro lado, os restaurantes só abrem para o jantar depois da 19:30hs. Assim que, sem uma comida decente desde a noite do dia anterior, tivemos que esperar ainda mais de uma hora para comermos.

Estávamos um pouco preocupadas com a questão do idioma, já que, pelo que tínhamos lido, os idiomas falados por aqui são o francês e o alemão, nessa ordem. Pois bem, o motorista do nosso taxi era português e nos disse que aqui existe uma colônia enorme de portugueses, mais de 100.000, numa população de menos de 500.000 pessoas. E prá comprovar, no restaurante onde comemos uma deliciosa sopa creme de legumes, a garçonete falava um português perfeito. Estamos na perspectiva de que não precisaremos desenferrujar nosso velho francês do ginásio. Vamos ver.

2 comentários em “Pé na estrada. Destino: Benelux”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s