Pense num lugarzinho escondido, esse Positano. De Roma até aqui tomamos, no total, 5 transportes.
- Saímos do Hotel Condotti In de taxi até a Estação de trens Termini
- Em Termini compramos os tickets rapidinho, pelas inúmeras maquinas automáticas que existem pela Estação. Super amigável, a máquina pode ser acessada em vários idiomas, inclusive Espanhol. Voce escolhe o destino, o tipo de trem e o horário. Para Nápoles o preço varia, de acordo com o tipo de trem, entre 11 e 60 Euros Compramos o de 11 Euros, que saiu da Estação pontualmente às 10:06 da manhã. O percurso atéNápoles foi de 2 horas e meia, num trem razoavelmente confortável.O eterno problema de voce viajar de trem na Europa é ter que carregar sua bagagem que, se não couber ou voce não conseguir levantar até o bagageiro, tem que ir no meio de suas pernas.
- Na Estação Nápoles Central sabíamos que teríamos que tomar outro trem para Sorrento, da companhia Circunvenusiana, uma empresa particular. Mas, onde estava esse terminal? Depois de andarmos pra lá e prá ca, encontramos quem nos informou que tínhamos que descer ao subsolo, dobrar a esquerda e ir até o fim do corredor. Lá estava um tumulto de gente. Entramos na fila do ticket e, sem discussão, pagamos 3,60 Euros por cada e recebemos o ingresso. Eram 14:05 e o trem saia às 14:10. E não foi fácil achar qual a plataforma. Em uma delas tinha escrito Pompeia, e em um “Sorrento” bem apagadinho. Descemos nela, escada abaixo, carregando as malas. Felizmente o trem atrasou, mas quando chegou, a multidão que o cercou prá entrar, não deixava nada a dever aos metrôs de São Paulo na hora do “rush”. Saímos correndo pela plataforma pra tentar encontrar um vagão menos entupido. Entramos e nos esprememos de uma maneira tal que eu fiquei me segurando em Fatima porque não alcançava a barra superior. E, pra desgraça nossa, o trem parava em TODAS as estações. Chegamos 15:40 em Sorrento.
- Em Sorrento tinhamos que tomar um ônibus para Positano. Que só saía as 16 horas. Felizmente o ônibus sai da frente da estação de trens, assim que só descemos uns 20 degraus, puxando as malas. Ai chega um ônibus com a tarja “Almafi”. Todo mundo corre e nós ficamos esperando o Positano. Que era aquele mesmo. Lá nós corremos pra enfiar as malas no porta-mala do ônibus e quando Gió foi colocar a dela, o cara já tinha fechado e disse que não abria mais. Ela teve que levar a mala no colo.
- De Sorrento para Positano são apenas 13 km, mas se gasta 40 minutos porque a estrada sobe em curvas fechadíssimas, com lugares que mal dá pra passar um carro. Bom, chegamos. Como é uma parada intermediária, já que o ônibus segue pra Amalfi. E haja corre-corre pra tirar as malas. Ai tomamos um taxi até nosso Hotel. Ufa!!!
Vou logo dizendo que não volto desse jeito nem a pau!