Sorrento, abrindo a baia de Napoles

Pensar em Sorrrento para quem cresceu no tempo que não eram as músicas americanas que dominavam o cenário brasileiro, é lembrar da linda “Torna a Surriento”

Como já contei, havíamos passado por Sorrento na ida para Positano, portanto, agora, tomamos o ônibus de volta.  Sorrento não está mais no que se considera a Costa Amalfitana, já faz parte da província de Nápoles.  É uma cidade de porte médio para os padrões italianos e tem como seu filho mais famoso o poeta Torquato Tasso, que escreveu “Jerusalem Libertada”. E é uma gracinha de cidade. A estação nos deixa numa parte relativamente moderna, com avenidas largas, praças com jardins (o conceito de praça nas cidades mais antigas nem sempre envolvia existência de árvores e jardins) e um comércio mais sofisticado.

IMG_2708

Mas, nos embrenhamos um pouco mais e logo depois da Praça Tasso encontramos os nossos queridos becos, cheios de bugingangas, de coisas curiosas, de lugares de comida. E ai, de cara, compramos novos echarpes, 3 por 10 Euros. É a parte mais antiga de Sorrento, que é bonita, mas não maravilhosa. As igrejas nos pareceram mal cuidadas nas suas fachadas e muitas delas estavam fechadas, como se não se abrissem nunca. Pareceu-me que a cidade está mais voltada para o mar, para os cruzeiros de barco, para as praias (horríveis, como sempre). Em uma delas vimos uma coisa interessante: uma espécie de pier de madeira com uma jacuzzi enorme em uma das pontas. Ou seja, as pessoas vão à praia, mas tomam banho de banheira. E nem sujam os pés.

IMG_2711

Mas a parte mais moderna tem excelentes hotéis, edifícios residenciais bonitos e, provavelmente, caros. Parece ser a parte onde mora a população de maior poder aquisitivo, e onde não vimos turistas circulando, exceto nós, que xeretamos tudo.

IMG_2713

Não sei se retorno a Sorrento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s