Um pouco mais de Ronda

No nosso último dia resolvemos não subir os mais de 60 degraus e conhecer as cercanias de nossa linda Pousada, que fica fora das muralhas da cidade e vizinho aos Banhos Árabes, uma das atrações da cidade. Fomos conhece-los.

É um lugar muito interessante e ainda preservado desde os tempos mouros. Era um lugar de encontros sociais, de purificação para as orações, de cuidados com o corpo que incluía um amplo salão para massagens, sauna úmida e seca, piscinas, e era frequentada, claro, só por homens.

Mas, o mais interessante e engenhoso era a maneira como eles faziam essa sauna funcionar. Acima de toda a construção há um mecanismo que trazia água do rio que passa por baixo, sob a forma de um moinho d’agua de muito metros de altura, movido por um pobre de um jumentinho que passava todo dia andando em círculo, coitado. Essa água era jogada em uma canaleta que a levava até uma fornalha – alimentada por um escravo humano, que ficava o tempo todo jogando lenha. A água quente circulava pelo piso, soltando fumaça nos quartos da sauna e agua quente para as piscinas. Abaixo o que restou do poço. Olhar pra baixo dá vertigem.

20151230_112532

Dos Baños se tem tambem uma bonita vista da ponte árabe.

20151230_110124

Saindo dos Baños, passeamos ainda um pouco seguindo pelo lado de fora das muralhas, mas o tempo não permitiu ir até a parte de cima por esse lado. Fica prá próxima.

cópia de 20151230_113953

 

2 comentários em “Um pouco mais de Ronda”

  1. Parabéns por compartilhar tanta informação. Achei o blog por acaso tentando descobrir como ir de Ronda para Setenil de Las Bodegas, esse onibus que voce menciona passa no centro de Ronda ? Vou de Granada para Ronda, horário do trem ruim vou chegar em Ronda quase quatro da tarde. Vou dormir em Ronda nesse dia e no dia segunte também, quero fazer bate/volta até ate Setenil. No terceiro dia vou de Ronda para Madrid de trem. Será que dá para conhecer Ronda com esse tempo que tenho. Não pretendo algum dia voltar para essa cidade eu e minha amiga temos mais de setenta anos e vamos por conta. Agradeço muito se voce puder me ajudar com essa situação. Abraços

    Curtir

    1. O ônibus para Setenil sai da rodoviária de Ronda. Tem vários horários por dia. Um dia da sim, para conhecer Ronda, mas você vai ficar com vontade de voltar. 😊😊😊

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s