A outra História do Vietnam

Ontem tivemos um dia de aula sobre a história do Vietnam. Afinal, o que sabia eu do Vietnam? A guerra do Vietnam, claro. O que os filmes nos mostraram, e aí desde Apocalipse Now até Corações e Mentes, o que conseguíamos ler nos jornais, lembrando que na época vivíamos a ditadura militar. Mas a guerra do Vietnam com os EUA, foi apenas uma da inúmeras que esse país tão pequenininho enfrentou. Ah, também sabíamos da colonização francesa, quando isso aqui era chamado Indochina.

Esse pequenino aqui já foi colônia japonesa, já foi invadido pelos chineses, pelos franceses, pelos mongóis. Mas sempre cuidaram de manter a sua identidade, os seus costumes e suas tradições. É sempre lutaram contra os invasores. Bom, eu não vou aqui reproduzir a aula que tivemos, mas cito coisas que eu não sabia: a Indochina, colônia francesa, abrangia além do Vietnam, o Laos e o Camboja; ainda sob o domínio francês, o país já era dividido em norte e sul. O sul era chamado Con Chin China. 

Depois de mais de uma hora de História, chegamos ao lugar que íamos visitar: o distrito de Cu Chi e os túneis da guerra contra os norte-americanos. Uma coisa impressionante. A ideia era criar uma frente de luta próxima a Saigon, que era governada por um cara títere dos EUA. E aí eles aproveitaram alguns metros de túneis que já existiam do tempo da guerra contra os chineses e ampliaram de 400m para 200km de túneis, construídos com uma precisão e criatividade invejável. Porque não eram somente túneis. Embaixo da terra (que podia chegar a mais de 12m de profundidade), havia cozinha, dormitório, salas de reuniões, de fabricarão de armas, enfim, uma verdadeira cidade guerrilheira sob a terra. Para se ter uma ideia, para que a fumaça da cozinha não os denunciassem, eles criaram um sistema de quatro câmeras por onde a fumaça ia passando e resfriando até chegar a superfície.

 

Demonstração do sistema de tuneis
 
E chega uma hora do percurso em que você é convidado a entrar em um dos túneis. E a maluca aqui, tentando desafiar sua claustrofobia, resolveu entrar. E é o seguinte, você começa com a cabeça abaixada, desce uns degraus e tem que ficar agachado e ir andando assim, pelo escuro. Aí tem um momento em que tem que andar de cócoras. Pense! Eu, com a mochila nas costas e ela raspando a parede em cima. Maior medo de ficar entalada naquilo e nunca mais sair. Foram 20 metros, mas a mim me pareceram 2 horas. Quando vi a luz do dia e respirei ar puro, que felicidade, estou viva. Mas banhada de suor. Achei ruim? Não, achei massa. Foi “com emoção”.

 

Andre, nosso anjo da guarda, entrando em um túnel
 
 
uma entrada mais larga, semelhante a que entrei
 
 
as entradas de ar eram camufladas com formigueiros
 

5 comentários em “A outra História do Vietnam”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s