Hoi An, a fofa

Hoje estamos em Hoi An, que fica na região central do país, mas à beira mar. Sei que vai ser complicado gravar os nomes das cidades daqui pra frente, a não ser aquelas mais conhecidas, por isso vou tentar identificar Hoi An como a cidade fofinha das lanternas.

Porque ela é mesmo um charme. Pequena, cheia de resorts bem mais ou menoszinhos (pra não dizer padrão A) na beira mar, tem, no entanto, uma praia impraticável. Eu, toda tchuns pra vestir meu maiô e sair desfilando o meu plus size, nem me animei pra vesti-lo desde que o guia disse que o mar avançou e criou barreiras na beira da praia e que é muito perigoso entrar, porque afunda muitos metros logo na beira. Eu, heim? Sair do meu Nordeste pra me afogar no Índico, nem pensar. 

Rumamos para o centro da cidade. Visitamos um local de produção de seda e vimos as minhoquinhas comendo as folhas de amoreira, depois se formando no casulo e por fim a produção e a tecelagem da seda e todos os seus tipos, a depender da urdidura do fio. Mas, gente, o mais impressionante nessa oficina é o trabalho das bordadeiras. Elas fazem verdadeiras obras de arte. Infelizmente não nos deixaram fotografar as obras prontas, mas são coisas belíssimas, que você pode jurar que é fotografia.

  
A cidade tem uma forte influência chinesa na arquitetura e gastronomia, mas há uma linda ponte coberta feita pelos japoneses e belas mansões francesas. E milhões de restaurantes, bares, cafés, lojinhas de roupa, sapatos e bolsas, pérolas e bugigangas em geral. Fez a alegria da moçada. A minha inclusive. As ruas são enfeitadas com lanternas coloridas, que dá um ar muito especial

  
  
  
O mais lindo é o anoitecer, quando as lanternas se acendem e vendedoras oferecem umas velas em um tipo de suporte, para ser colocado no rio, que fica todo iluminado. Coisa mais linda! Ficamos em um bar de frente pro rio, tomando uma Saigon Lager, vendo o povo passar e as lanternas lentamente se acederem e foi muito bom.

  
  
Hoi An é uma cidadezinha pra se ficar uns 3 dias, relaxando. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s