O estranho “comunismo” do Vietnam e Laos

Tanto o Vietnam quanto o Laos se dizem países comunistas. O Vietnam tem no seu nome oficial o Republica Socialista e o Laos, Republica Democrática Popular, no entanto, apesar de não se chamarem oficialmente comunistas, em todos dois os guias locais falam que o regime de seus países é comunista.

Desde nossa chegada a Saigon fiquei procurando o “comunismo” deles, e nem socialismo achei. Afora as bandeiras vermelhas com a foice e o martelo, presentes em praticamente todo canto, nenhum sinal externo de socialismo. Saigon e Hanoi são cidades onde as grandes corporações capitalistas estão presente. Do HSBC ao Kentucky Fried Chicken, tem de tudo.

Ao nos contar a história do Vietnam, nossa guia local nos falou da dominação francesa, da Indochina, da eterna briga com os chineses e, obviamente, da guerra com os Estados Unidos. E que mesmo terminada essa guerra, eles continuaram pelejando com o Cambodja até 1989. Assim, um Vietnam realmente livre é um país muito novo.

Mas os contrastes são imensos. Ao lado do nosso hotel moderníssimo, encontramos senhoras limpando peixe nas calçadas e os cozinhando ali mesmo. O incrível número de motos convive com vendedoras de verduras com os clássicos cestos pendurados nos ombros.

thumb_IMG_3535_1024
A cultura milenar da plantação de arroz
thumb_IMG_3272_1024
Produção de papel de arroz usado para os rolinhos primavera

É claro que eu tinha que perguntar à guia onde estava o socialismo do Vietnam. Ela sorriu e nos falou que eles eram, na verdade, um “capitalismo vermelho”, seja lá o que isso signifique. Que o país precisou abrir sua economia, como forma de impulsionar o desenvolvimento, combalido pelos anos de guerra. Bom, mas pelo menos as políticas sociais são públicas, não?, perguntei. Saúde, educação, transporte, moradia? Ela sorriu mais uma vez e explicou que existe um sistema de saúde pública muito precário, o mesmo se aplicando à educação. O que funciona de verdade e fortemente é o setor privado.

Essa guia havia vivido vários anos em Cuba e quando eu pedi para que ela comparasse o socialismo cubano com o vietnamita, ela não teve dúvida em dizer que o vietnamita era muitíssimo melhor. Tive vontade de dizer que era porque Cuba era socialista e o Vietnam, não. Mas me contive.

O mesmo ocorre no Laos, que seria, um tipo de comunismo capitalista budista. Apesar de ser um país menor que o Vietnam, as condições de funcionamento do Estado é exatamente o mesmo. Não há políticas sociais significativas e há a presença muito forte do capitalismo. Como há muita pobreza, fiquei pensando que um Bolsa Família melhoraria muito a vida daquele povo.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s