Chegando a Macedonia: Skopje

Chegamos a Skopje debaixo de chuva. Fazia um mês que eu olhava como estava o clima por aqui e o que via eram as temperaturas chegando ao 30 graus durante o dia. Com isso entupi a mala de blusinhas de verão, sandálias abertas e, porque no percursos passaríamos por lugares elevados, coloquei um casaco mais aquecido. Nada de capas ou guarda-chuva. E aí, chuva, chuva, chuva. Oh céus, ou azar. 
Mas, tudo bem, eu estava na terra de Alexandre, o grande e isso era o que importava. Ocorre que, meus caros, Alexandre não é daqui. Ele nasceu em uma parte da Macedonia que hoje pertence à Grécia, e a grande figura conhecida internacionalmente que nasceu aqui foi Madre Tereza… de Calcutá. Pobre Macedonia…

Igreja Ortodoxa vizinha a casa de Madre Tereza

Skopje é a capital desse país e é uma cidade interessante. Em 1962 ela pertencia à Iugoslávia quando foi praticamente destruída por um terremoto. Um ano depois ela estava reconstruída com a solidariedade de todo o mundo, inclusive americanos e soviéticos. Hoje a cidade se auto-intitula “cidade da solidariedade”.
Andar pela parte velha de Skopje é se deparar com vários edifícios em estilo clássico, estátuas (muitas!) lembrando estilo greco-romano, pontes, tudo isso construído a partir de 2014. Tudo por iniciativa do atual governo, que deseja deixar a “cidade da solidariedade” para construir uma cidade que resgate a “pura identidade” do povo skopjiano (!). Essa transformação, apesar de chamar a atenção dos turistas, que acham bonito tudo aquilo, desagrada bastante a população, que vê nesses gastos um desperdício do dinheiro público, quando se sofre com dificuldades nas áreas sociais. 


O legal é que esse descontentamento gerou uma forma curiosa de protesto, que eles chamam “revolução colorida”. A ideia é jogar bexigas de plástico cheias de tinta colorida nos locais considerados desnecessários. O governo manda pintar e no dia seguinte tá tudo colorido de novo. 

Passamos apenas um dia em Skopje, sempre com chuva. O que foi uma pena. E seguimos para Ohrid.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s