A casa da Rainha, um Castelo simplinho

Hollyroodhouse

Uma das coisas que me surpreende é a reverência inglesa para com sua família real, em pleno século XXI. Pois essa reverência parece se estender a toda Grand Bretanha, porque na Escócia é igual. As pessoas falam da Rainha com um fervor e orgulho que, sei não, acho esquisito. E a Rainha honra seus súditos construindo castelos por todo reino. Edimburgo não podia ser diferente. O Castelo dos reis ingleses aqui chama-se Hollyroodhouse.

Reza a lenda que em uma de suas batalhas o Rei James VI estava caído, rendido pelo inimigo, quando, olhando para o céu, viu uma cruz. E jurou que se escapasse daquela, construiria um igreja no local. Construiu a igreja da Santa Cruz, holly rood em inglês. É nesse local que está hoje o Castelo do mesmo nome. Uma vez por ano a Rainha se hospeda ali, quando pega sua bolsinha e chapeuzinho combinando e acena para os plebeus, que deliram (afffff…).

O Castelo é uma construção imponente, mas a decoração é pobrinha e discreta. Não vi obras de arte ou tapeçarias importantes, os móveis são simples e mesmo a louça e prataria são simples. Segundo nossa guia isso se deve ao fato de que, ao se moverem de um Castelo a outro, os antigos reis e rainhas costumavam levar toda a mobília e objetos decorativos.

O mais interessante mesmo são as ruínas da abadia, ao lado da construção principal. Restam apenas algumas paredes, mas é possível ver que era bonita no seu estilo gótico.

Carlton Hill

Já ouvi falar que Lisboa foi construída entre 7 colinas. Já me contaram que Roma é rodeado por 7 colinas, pois aqui também, o que parece ser uma característica de cidade importante. Pois em uma dessas colinas está o Castelo de Edimburgo, como já falei, e em outra está o Carlton Hill. Diante da desembocadura do rio Walter of Leith, no Carlton Hill há uma edificação em forma de torre, que funcionava como sinalizadora para os navios que entravam no porto e de local de estudos sobre o tempo. Hoje está em construção no local um enorme observatório astronômico.

Mas o legal mesmo do Carlton Hill é a vista da cidade. Dali podemos ver a parte dita moderna, com suas ruas retas e casas iguais. E podemos ver o rio, com uma desembocadura tão larga que parece que já estamos vendo o oceano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s