Coisas que eu não sabia sobre produzir whisky

Nunca imaginei que a produção de whisky fosse uma coisa tão complicada. São tantas etapas e tanta maquinaria que as destilarias estão fragmentando a produção. Com a cabeça de quem já visitou vinhedos, onde a plantação de uva está bem ali à vista e quase podemos segui-la até o vinho pronto, me surpreendeu saber que no caso do whisky a cevada e o lúpulo são comprados de terceiros, os barris estão em outro local e o engarrafamento em outro. De modo que, como disse o nosso guia, o que vimos foi somente a produção do álcool. Até porque na Escócia o whisky só ganha o status de whisky depois de descansar por, no mínimo 3 anos nos barris. Antes é apenas álcool mesmo.

Na Escócia os barris de carvalho utilizados para o repouso do whisky são reaproveitados e dependendo do que havia antes neles, o sabor da bebida varia. Os mais apreciados são os que contiveram xerez e vinho do Porto. Os entendidos conseguem distinguir claramente o whisky que vem de um e do outro.

Mas, o que achei mais interessante e nem tinha idéia, era que existentes tipos de whisky de acordo com seu sabor: o whisky de malte, feito da cevada; o whisky de grão, feito de outros cereais, como o trigo, e o blended, que é feito de uma mistura de cereais. O whisky de malte pode ser puro (feito de um único tipo de cevada) ou blended (feito de cevada de várias origens). Da mesma forma o whisky de grão pode ser puro ou blended. A destilaria que visitamos, a Glenkinchie, por exemplo, fornece o álcool da cevada ou de grão para várias outras destilarias comporem seus blended.

Conhecemos também uma cevada defumada, que produz um whisky com cheiro e sabor de presunto de parma. Pelo defumado, claro.

Infelizmente nossa visita foi pela manhã e como não é decente encher a cara em horário tão precoce, voltamos sóbrios e desanimados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s