Ainda sobre o Flamenco

O Festival Internacional de Flamengo está acontecendo aqui desde 22 de fevereiro, no entanto não é necessário estar aqui nesse período para ouvir as guitarras, os cantores, as bailarinas, os palmeadores. Na Andaluzia há flamenco todos os dias e em Jerez, por não ser um grande destino turístico, há ainda o flamenco autêntico. A diferença é que no Festival você vai encontrar as grandes estrelas mundiais e as mais recentes inovações da dança. Fomos assistir um dos espetáculos oficiais e o que vimos foi um belo espetáculo de dança, que mesclava flamenco, dança moderna e canções japonesas.

Porque um detalhe interessantíssimo é a paixão dos japoneses pelo flamenco. Sério! Eles vêm aqui estudar guitarra e dança, mantém grupos no Japão, conhecem todos os artistas espanhóis. Há uma estória, contada por uma cantora espanhola que estava em Tóquio e se perdeu nas ruas e foi ajudada por um jovem que a reconheceu. E essa paixão não é recente, parece vir de longas datas. A mim me pareceu surpreendente e incrível esse encontro de culturas tão diferentes. Pois o espetáculo que assistimos era uma homenagem a essa convivência artística.

Mas a mim o que emociona mesmo são os espetáculos populares que ocorrem nas peñas e tabancos. Um palquinho minúsculo, um guitarrista, uma cantora, uma bailarina, muito jerez e pronto, a energia está no ar. E é contagiante, podem crer. Por mais que não se entenda quase nada das letras das musicas, o ritmo das palmas e a emoção que a cantora transmite quase me fazem chorar de tanto amor sofrido.

As canções e as danças são incentivadas com palavras pelo público. “Que bonito”, “bravo” e um “olé” a cada final fazem parte. A idiota aqui foi inventar de acompanhar as palmas, sem perceber que ninguém fazia isso, e recebi um olhar repreendedor da menina no palco. Paguei esse mico, mas depois de algumas “copas” de jerez “no passa nada”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s