Segunda parada: Trondheim

E seguimos para o norte. Paramos em Trondheim, a terceira maior cidade do país em população, fundada em 997. Isso mesmo, antes do ano 1000 isso aqui já existia! O grande destaque dela é sua linda Catedral de Nidaros, um belo exemplar do gótico. O nome Nidaros é porque assim era chamada essa cidade na sua fundação. Esse nome significa “foz do rio Nid” e foi usado até a Idade Média, quando mudou para o nome atual.

A Catedral foi motivo de controvérsia no grupo. Tínhamos a informação que ela era a Catedral gótica mais ao norte da Europa. Pois bem, seguíamos por uma avenida e a avistamos ao final. E não me pareceu nada gótica. E fiquei a discutir com André, buscando algo que identificasse o gótico. E seguimos caminho. Já ao retornar chegamos novamente a ela, só que por sua entrada principal. E aí estava o gótico! Completamente igual a Notre Dame de Paris. Aquela parte que havíamos visto era uma de suas laterais. E definitivamente era muito pouco gótica.

Trondheim tem uma vida cultural animada porque abriga uma universidade de música. Logo no início da nossa caminhada nos deparamos com um Museu do Rock. Infelizmente não deu tempo entrar. A mim me impressionou bastante o prédio do Hotel Clarion por suas janelas que parecem ter os contornos fora de foco, sem os contornos nítidos. Além de seu pórtico de um dourado reluzente que chama atenção de longe.

Convivendo com essa parte moderna encontramos casinhas lindas de madeira, algumas na beira do canal construídas sob palafitas. E aqui está também o bonito Palácio Real, todo em madeira e infelizmente fechado a visitação nessa época do ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s